10 perguntas para escolher seu sistema de vendas

Use estas perguntas como um checklist e descubra o que o sistema de vendas que estiver analisando oferece e qual a efetividade de cada funcionalidade.

1- Oferece acesso remoto?
Esta é uma característica que simplesmente não pode faltar em um sistema de vendas moderno e funcional.

Em primeiro lugar, boa parte de sua força de vendas está visitando clientes, às vezes até em outras cidades, e não ter acesso ao sistema de CRM, nesse caso, pode ser um grave empecilho.

Um sistema de vendas instalado em um servidor em sua empresa e que não pode ser usado de outro lugar, tira muito da agilidade e funcionalidade deste tipo de software, isso sem falar em custos de manutenção desses servidores.

2- É um software como serviço (SaaS)?
Softwares como serviços, chamados de SaaS (Software as a Service), apresentam diversas vantagens. A mais relevante delas é que o investimento é diluído no tempo, isto é: em vez de ter que pagar um alto valor de uma vez só por uma licença de software, você pagará uma mensalidade bastante razoável.

Além disso, as renovações do seu sistema de vendas serão sempre automáticas, sem precisar comprar licenças novas nem instalar em suas máquinas a cada versão desenvolvida.

Outra, dentre muitas vantagens, é a escalabilidade. Você escolhe o plano que mais se adequa ao tamanho de sua equipe. Em caso de novas contratações ou mesmo de diminuição do quadro, basta mudar de plano, sem ficar com caras licenças de uso de software ociosas, nem ter que comprar novas.

3- Envia lembretes de follow-up de clientes
Follow-up é uma das mais importantes tarefas de uma equipe comercial. E um sistema de vendas que envia avisos automáticos, por e-mail e mensagem de texto, de todos os compromissos de seus vendedores com clientes é fundamental.

4- O funil de vendas é completo e intuitivo?
O funil de vendas é uma ferramenta muito importante para um gestor de departamento comercial.

Com ele é possível, em uma olhada rápida, saber exatamente quantos negócios estão em andamento, qual o montante geral monetário correspondente e em quais etapas do processo de vendas se encontram, se são contatos iniciais, propostas firmes, negociações ou já foram fechados.

Se esta interface de seu sistema de vendas for de fácil operação, tanto os gestores como vendedores trabalharão com muito mais facilidade e agilidade, garantindo os melhores resultados.

Outra vantagem do funil de vendas é que ele permite prever com bastante confiança se as metas serão batidas ao final do mês.

5- Há um cadastro centralizado dos clientes?
Quem usa planilhas em computadores para isso costuma enfrentar a falta de agilidade na troca de informações, dados duplicados além contatos e endereços antigos de seus clientes.

Com um bom sistema de vendas tudo isso estará consolidado em um único banco de dados centralizado e será atualizado continuamente, de forma remota, por aqueles vendedores e outros funcionários que tiverem as informações mais atualizadas.

6- É compatível com dispositivos móveis?
Notebooks, tablets e smartphones são ferramentas de trabalho indispensáveis, hoje em dia, ainda mais para vendedores.

Mesmo que seu sistema de vendas tenha acesso remoto, é preciso que ele esteja adaptado para uso em dispositivos móveis. Nesse ponto, não basta que seja possível acessar o sistema CRM, é importante também que a navegação e o uso sejam compatíveis com a melhor usabilidade mobile, em telas pequenas.

7- Faz uma Integração ágil com os e-mails trocados com os clientes?
Muitas conversas com clientes se dão por meio de e-mail. Uma das grandes vantagens disso é que tudo que foi acertado fica documentado em sua caixa de e-mail.

Mas nem sempre é fácil se lembrar quando este ou aquele e-mail foi recebido ou enviado.

Um sistema de vendas que já guarda todos os e-mails trocados com os clientes vai agilizar muito a vida do vendedor, sem que ele tenha que copiar e colar, ganhando tempo e acesso a informações importantes, mostrando muito conhecimento de sua relação com os clientes.

8- Permite integração com sistemas ERP?
Não são só os sistemas de vendas que se beneficiam da computação em nuvem. Ferramentas ERP SaaS são outro tipo de software que já auxiliam empresas de diversos portes há muito tempo no gerenciamento financeiro e de diversas outras áreas de forma integrada.

O mais indicado é que seu sistema CRM conte com a possibilidade de integração com ferramentas ERP, de preferência via API (protocolos de comunicação entre aplicativos na internet).

9- Imprime relatórios e faz segmentações?
Mesmo adaptado para dispositivos móveis, em algumas reuniões é interessante discutir com auxílio de relatório impressos. E se for possível segmentar as informações apresentadas por cliente, região, linha de produto ou serviço, carteiras de clientes por vendedores, entre outros filtros, melhor ainda.

É exatamente a possibilidade de poder contar com este tipo de informação em tempo real, com segurança e confiabilidade, que fazem dos sistemas de vendas uma das melhores soluções na gestão comercial B2B.

10- Analisa o desempenho da equipe comercial?
Por fim, já imaginou poder saber quantas ligações cada vendedor fez, reuniões foram marcadas, propostas enviadas, e-mails respondidos e outros dados como estes?

Atualmente, a moderna gestão de vendas usa KPIs não exclusivamente focados em metas batidas ou valores vendidos, mas reconhece também o esforço dos vendedores, o que, além disso, ajuda a saber quais as melhores ações para se atingir os melhores resultados.

Que achou destas 10 perguntas para escolher um bom sistema de vendas para o seu negócio?

Fonte: http://www.agendor.com.br/blog/sistema-de-vendas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest