5 Dicas para motivar uma equipe pouco produtiva

Ser criativo com as soluções é o caminho para estimular seu time no ambiente de trabalho

Como empreendedor, pode parecer muito desafiador fazer seu time arregaçar as mangas e trabalhar duro. Contudo, em vez de desistir, é seu dever engajar sua equipe diariamente e deixá-la motivada a trabalhar.

1. Desafie a equipe
Inserir um novo desafio ao ambiente de trabalho é sempre motivador. “Às vezes, o time perde o foco. Por isso, é interessante colocar um objetivo para ser concluído em um curto espaço de tempo”, afirma Ross Beyeler, CEO do e-commerce Growth Spark.

2. Olhe para o espelho
Se você perceber que o seu time parece despreocupado com os caminhos que vocês estão seguindo, considere que talvez o problema seja você e não eles. “É responsabilidade dos empreendedores garantir o suporte necessário à sua equipe. Empoderar os funcionários e fazê-los se sentirem satisfeitos é essencial para que eles estejam bem no ambiente de trabalho e queiram produzir mais”, afirma Zachary Burkes, diretor de negócios da Predictable Profits.

3. Adapte aos membros do time
Para a CEO do marketplace Event.up, Jayna Cooke, “o que te motiva pode não motivar outras pessoas. Então, pense em diferentes soluções para tornar a sua equipe engajada”. É preciso pensar em reforços coletivos para alguns e reforços particulares para outros, de acordo com a personalidade de cada funcionário. Testar diferentes formas de recompensa e motivação é o caminho.

4. Coloque metas realísticas e celebre-as
Ao demonstrar seu apreço pelo esforço de cada um em um grande trabalho, a equipe irá esperar a mesma reação para qualquer tarefa dada. “Funcionários precisam ser recompensados ao bater as metas e não somente receber e-mails de agradecimento. Quando eles realmente se sentem importantes, eles estarão mais motivados a continuar por esse caminho”, diz Anthony Pezzotti, cofundador de conteúdo online da Knowzo.

5. Na dúvida, pergunte
“Empreendedores costumam vivenciar situações diferentes daquelas da sua equipe”, diz Justin Blanchard, CMO e sócio-fundador do ServerMania. “Muitas vezes, minhas suposições sobre por que uma equipe é improdutiva são muito complexas, já que existem infinitas razões para uma equipe deixar de cumprir seu potencial”, afirma.

O empreendedor afirma que ao invés de adivinhar uma solução, a melhor forma de lidar com o problema é falar aberta e sinceramente com sua equipe e perguntar o que eles desejam. “Você pode se surpreender com as respostas e estabelecer uma relação transparente com os funcionários dará mais confiança e engajamento ao ambiente de trabalho”, diz.

http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/12/5-dicas-para-motivar-uma-equipe-pouco-produtiva.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest